O que vem a sua cabeça quando você pensa em controle de ponto? Longas filas de colaboradores entediados aguardando a sua hora de colocar o dedo no leitor biométrico?
Ou mesmo filas ainda mais longas de pessoas irritadas porque o leitor não está funcionando direito?
Esse é o cenário que muitas empresas acabam vivendo por ainda não terem se atualizado para as novas tecnologias de controle de ponto pelo celular.
O smartphone desempenha vários papéis na vida das pessoas e no cenário empresarial tende a facilitar alguns processos como a marcação de ponto.
Isso porque ele não só evita as irritantes filas como também permite que o colaborador registre o ponto de onde estiver, algo bastante prático em um período de home office ou jornada híbrida.
Essa comodidade não beneficia somente com o colaborador. A empresa, especialmente o setor de RH e DP, também aproveita os diversos benefícios, como, por exemplo, nunca mais precisar coletar assinaturas para fechar a folha de ponto.
E isso é só o começo. Existem ainda inúmeras outras vantagens pelas quais adotar o controle de ponto pelo smartphone.
Neste texto, você entenderá como essa tecnologia poderá ajudar a sua empresa a entregar melhores resultados.
Curioso para saber como funciona? Continue lendo!
Como funciona o controle de ponto pelo celular?
Como você já deve imaginar, o controle de ponto pelo celular funciona de forma similar a outros sistemas de gestão de jornada de trabalho.
Afinal de contas, o grande objetivo é registrar o período que foi realmente trabalhado. Contudo, a marcação é realizada de maneira mais moderna, feita pelo smartphone ou tablet do colaborador.
Ademais, sistemas multiplataforma, como o Tangerino, permitem que a marcação seja feita até mesmo no navegador, facilitando muito a vida do colaborador e servindo como uma barreira para esquecimentos que atormentam sempre o RH.
Apesar da similaridade das funções, controlar o ponto por meio do celular tem algumas diferenças. A primeira delas é que fica muito mais prático e seguro tanto para a empresa quanto para o colaborador.
Outra é que o sistema fica totalmente hospedado na nuvem, eliminando a necessidade de contratar ou comprar hardware de registro de ponto para o escritório.
Não somente, existem diversos mecanismos de segurança colocados em prática para evitar fraudes… algo que não pode ser dito das folhas de ponto tradicionais.
Mais à frente neste texto, abordaremos a respeito de todas as vantagens em utilizar um sistema de controle moderno de jornada de trabalho. Agora, é preciso responder à principal dúvida sobre esse assunto: controle de ponto pelo celular é legal?
Essa é uma das perguntas mais comuns que recebemos aqui no Tangerino e já te adiantamos que realizar o controle de ponto utilizando o smartphone é sim legal!
Desde 2011, por meio da Portaria nº 373/11, a adoção de sistemas alternativos de controle de jornada de trabalho pelos empregadores é uma possibilidade.
Mas, mesmo antes dessa portaria, a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) já determinava a obrigatoriedade do controle da jornada de trabalho para empresas com mais de 20 funcionários.
Nesse cenário, toda empresa necessita anotar a hora de entrada e de saída, em registro manual, mecânico ou eletrônico do seu colaborador.
Com as novas tecnologias, é cada vez mais comum que o método eletrônico seja adotado. Nesse caso, existem duas portarias sobre o ponto eletrônico.
Fizemos um texto super completo sobre este assunto e recomendamos sua leitura na íntegra.
Mesmo achando interessante a leitura na íntegra do texto sobre as portarias do ponto eletrônico, deixaremos explicadinho o que são as Portarias 373 e 1510 aqui mesmo, neste artigo. Confira.
A Portaria 1510 de 2009
Essa portaria surgiu para “disciplinar o registro eletrônico de ponto e a utilização do Sistema de Registro Eletrônico de Ponto (SREP)”.
Ela trata principalmente sobre como esses sistemas precisam se comportar para garantir que a finalidade legal não seja desvirtuada. Assim, ela trata sobre:
Em suma, ela descreve os antigos relógios de ponto e sobre como essa tecnologia, que já está ganhando o seu lugar nos livros de história trabalhista, deve se comportar a fim de garantir a segurança dos dados para empresa e colaboradores.
A Portaria 373 de 2011 atualiza a anterior
A Portaria 373 surgiu como uma forma de regulamentar a adoção de sistemas alternativos de controle de jornada de trabalho, desde que autorizados por Convenção ou Acordo Coletivo de Trabalho.
Nela, são definidas algumas regras que sistemas inteligentes, como o Tangerino, devem se atentar:
Art. 3º – Os sistemas alternativos eletrônicos não devem admitir:
I – restrições à marcação do ponto;
II – marcação automática do ponto;
III – exigência de autorização prévia para marcação de sobrejornada; e
IV – a alteração ou eliminação dos dados registrados pelo empregado.
§ 1º – Para fins de fiscalização, os sistemas alternativos eletrônicos deverão:
I – estar disponíveis no local de trabalho;
II – permitir a identificação de empregador e empregado; e
III – possibilitar, através da central de dados, a extração eletrônica e impressa do registro fiel das marcações realizadas pelo empregado.
Posto isso, a partir da portaria, novas tecnologias foram aceitas na gestão de ponto, revolucionando a forma que o trabalho do RH e DP podem ser desenvolvidos dentro da empresa.
A principal diferença entre essas formas de controle da jornada de trabalho é que uma é realizada por um relógio de ponto (REP), que fica fixo no local de trabalho. Já o modelo mais moderno utiliza celulares para fazer o registro.
Como já falamos nesse texto, isso implica em jornadas de trabalho muito mais flexíveis e adaptáveis às necessidades dos colaboradores.
Mas as diferenças não param por aí. Na forma tradicional, é necessário que um analista do RH vá até o REP com um pen drive, exporte as informações e depois as organize de forma que o time possa usar para fechar folha de pagamento, banco de horas e muito mais.
Nem precisamos reforçar que essa forma de trabalho é bastante arcaica e só faz com que seus colaboradores percam tempo, não é mesmo?
Hoje em dia, plataformas como o Tangerino centralizam todas as informações que ficam prontas para serem utilizadas em tempo real, sem a necessidade de preencher planilhas.
Isso é particularmente útil para empresas que têm uma atuação descentralizada ou mesmo colaboradores espalhados em diversos endereços ou mesmo diferentes cidades.
E esses são só problemas gerados por limitações da tecnologia adotada pela empresa. Veja abaixo outras questões que você deve ficar atento:
Se você já utilizou o REP, certamente já se viu com algum dos problemas acima, contudo, eles não são os únicos:
É preciso que o RH se responsabilize por deixar todos os relógios sincronizados com a mesma hora e data. Um erro aqui pode gerar inúmeros problemas, inclusive que envolvam questões legais.
Imagine que você está trabalhando, bem próximo ao horário de ir para casa e a energia acaba.
Isso faz com que a maioria dos relógios fique indisponível, obrigando o RH a criar metodologias alternativas para a marcação do ponto.
Já ao utilizar o ponto digital, mesmo que não tenha internet, é possível fazer a marcação offline e aguardar para que o celular esteja online novamente.
Assim, o ponto é registrado automaticamente sem a necessidade de criação de novos processos que só atrapalham a rotina do RH.
Um dos erros mais comuns em um REP e que deixa todos os colaboradores com os nervos à flor da pele está nos leitores biométricos.
Para empresas que utilizam essa tecnologia, é muito comum a formação de filas no final do expediente por conta da demora de reconhecer a digital.
Essa falha pode acontecer por diversos motivos: pele seca ou úmida, cortes e até mesmo a oleosidade natural do dedo.
A lei é clara: o relógio de ponto deve fornecer um comprovante do registro para os colaboradores. Essa é a única garantia que o funcionário tem nesse tipo de plataforma.
Contudo, como você já deve imaginar (ou mesmo já presenciou isso): elas vivem dando problemas, seja pela falta de papel ou por emperramento.
Independentemente da causa, essa é uma situação que deixa os colaboradores ociosos e aguardando por vários minutos.
Atualmente, sua empresa pode escolher entre 4 tipos de controle de ponto. Veja abaixo mais informações sobre cada um deles.
Essa forma de controle envolve o registro das jornadas por meio de livros de ponto, fichas entregues pelo RH ou planilhas. Lembrando que esse método só é possível para empresas que possuem menos de 20 funcionários.
Esse modelo tem sido amplamente substituído por soluções mais modernas, já que possibilita fraudes e há a necessidade de investir horas de trabalho no processamento dessas informações, sem falar dos riscos fiscais e trabalhistas.
Foi aqui que o dizer “bater ponto” surgiu. Nessa modalidade, são utilizados relógios de ponto cartográficos que registram fisicamente, em um cartão individual, a hora e o dia.
Todo final do mês, o RH recolhe os cartões e transfere essas informações para um software de controle de ponto a fim de contabilizar todas as horas trabalhadas.
Contudo, nesse cenário ainda é comum fraudes, como o registro do ponto por terceiros. Além disso, também é uma rotina bastante pesada o recolhimento e transferência desses dados.
Sem falar que dispende tempo e a chance de erro humano é bem grande.
O controle feito nos relógios de ponto se difundiu rapidamente pelo Brasil, especialmente após a publicação da Portaria 1510 do MTE.
Diferente da forma anterior, os REPs oferecem muito mais segurança para o empregador e empregado, facilitando a integração com outras tecnologias, já que os dados podem ser exportados para outros formatos.
Assim, o grande problema do controle vem na forma da própria manutenção das máquinas, uso excessivo de papel, dependência de eletricidade, etc.
Desde a Portaria 373 do MTE, os controles de ponto alternativos têm aparecido como uma solução realmente revolucionária.
O que antes dependia da aquisição de hardware físico, agora pode ser feito facilmente por meio do computador ou mesmo utilizando o celular.
O Tangerino ainda oferece diversas camadas de segurança para garantir mais confiabilidade nos dados, como localização, reconhecimento facial e até mesmo assinatura digital.
Tudo isso para que empresa e colaboradores possam estar sempre resguardados mesmo quando não há internet.
Quando pensamos na gestão de ponto na palma da mão, existe um grande número de benefícios que acompanham esse avanço tecnológico.
Abaixo, você encontrará as 4 principais vantagens para a empresa e os colaboradores.
Claro que, ao contar com um controle de ponto por celular, a mobilidade seria um dos fatores que mais se destacariam.
Com a possibilidade de registrar o ponto de qualquer lugar, é possível ter pessoas trabalhando em toda parte mundo e contar com a geolocalização para garantir ainda mais segurança para os gestores.
Não somente, essa funcionalidade também possibilita a manutenção de equipes em home office. Para a Group Software, um grupo de empresas que utilizam o Tangerino, é importante para os colaboradores terema liberdade para trabalharem de onde quiserem.
Isso gera uma equipe mais satisfeita e produtiva! Assim, essa mobilidade e flexibilidade na modalidade de trabalho pode ainda ser um ponto diferencial na experiência do colaborador em sua empresa.
Quando se faz a gestão de ponto utilizando planilhas ou os métodos eletrônicos tradicionais, a tendência é que os dados fiquem espalhados pelos departamentos.
Outro problema dessas metodologias é a demora para que o RH e gestores tenham acesso aos dados a tempo de tomar decisões.
Ao utilizar o ponto online pelo celular, essa gestão fica muito mais fácil.
Primeiro porque todos os dados são concentrados no mesmo lugar, facilitando o seu gerenciamento e a sua transformação em inteligência para e empresa.
Ademais, gestores e RH também conseguem realizar um acompanhamento muito mais próximo dos colaboradores, observando questões como horas extras em excesso, por exemplo.
Tudo isso faz com que a tomada de decisão seja muito mais assertiva e economize bastante tempo com transmissão de dados.
Antes de falar como um bom sistema de gestão de jornada pode melhorar a produtividade, é importante entender quais são os fatores que acabam com ela:
Tudo isso pode ser corretamente rastreado com o uso correto do Tangerino, pois é possível visualizar em tempo real seus horários de entrada e saída, bem como banco de horas.
Um acompanhamento mais próximo a esses indicadores pode ajudar a empresa a compreender o que realmente é produtividade e melhor forma de ajustar essa visão para o valor do que é desenvolvido e não para as horas trabalhadas.
Não somente, esses dados, junto a uma pesquisa de clima organizacional, podem ajudar o RH na criação de uma série de ações a fim de fundamentar a cultura e melhorar a produtividade.
Uma das grandes felicidades para o RH é dar adeus à necessidade de preencher planilhas manualmente.
O Tangerino oferece 12 relatórios essenciais para o dia a dia do Departamento de Recursos Humanos e também para os gestores:
Dessa forma, fica muito mais rápido realizar as funções que antes desperdiçaram o tempo dos analistas de RH.
Ademais, a possibilidade de integrar outros sistemas a nossa plataforma, transforma o fluxo de trabalho em algo muito mais fluído, já que não é mais necessário exportar e importar planilhas entre aplicativos.