Os benefícios corporativos têm influência direta na escolha do trabalhador por determinada vaga. Alguns dados mostram que nos últimos tempos os chamados benefícios flexíveis estão em franco crescimento.
Descubra que tipo de vantagem é essa e veja também outros benefícios inusitados em que as empresas estão apostando para atrair novos talentos.
Os benefícios corporativos são vantagens extras oferecidas pelo empregador ao colaborador, como opções que ajudam a melhorar sua qualidade de vida.
Um exemplo bem conhecido é o plano de saúde, disponibilizado por muitas empresas. Por meio dele, o colaborador consegue ter acesso a consultas, exames e tratamentos por um valor bem inferior ao que é praticado no mercado.
Esses benefícios funcionam como uma forma de compensação não monetária e ajudam o funcionário a se motivar. Pois ele terá à sua disposição serviços que vão além daquilo que é obrigatório por lei: salário, férias, décimo terceiro e vale-transporte.
As relações empregatícias estão evoluindo. As empresas reconhecem cada vez mais a importância de valorizar seus funcionários para mantê-los mais motivados e produtivos.
Já os colaboradores buscam por oportunidades que ofereçam mais do que um bom salário. Por isso, os benefícios para colaboradores são essenciais na hora de atrair e manter os talentos.
Em uma pesquisa feita pela AICPA, 80% dos trabalhadores consultados disseram que preferem um trabalho com mais benefícios ao invés de um cargo idêntico com um salário 30% maior, mas sem benefícios.
Assim, fica claro que os profissionais podem desistir de uma vaga simplesmente porque não há os benefícios corporativos esperados.
Os benefícios corporativos não são ofertados apenas para ajudar os funcionários. Na verdade, as empresas que apostam nesse tipo de prática podem usufruir de diversas vantagens:
As vantagens para os colaboradores irão variar de acordo com o benefício oferecido. Mas, de forma geral, podemos destacar:
Para não perderem para a concorrência, muitas empresas estão inovando em seus benefícios corporativos. Além daquelas vantagens tradicionais, como vale-refeição, seguro de vida e assistência odontológica, houve um aumento significativo dos chamados benefícios flexíveis.
Esse tipo de serviço reúne diversos benefícios em um só cartão associado às maiores bandeiras do mercado. Assim, não há mais o antigo empecilho de algum tipo de vale ser aceito somente em determinados estabelecimentos.
Agora, o benefício funciona de forma mais parecida a um cartão de crédito comum. Porém, as vantagens oferecidas são setorizadas, com cada serviço tendo um saldo correspondente.
Assim, o trabalhador pode usar em um só cartão o vale combustível, que é aceito em postos de gasolina, e o vale cultura, aceito em museus e cinemas, além de outras vantagens que vão variar de acordo com a empresa.
Segundo um levantamento da Leme Consultoria, em parceria com a startup Swile, os benefícios flexíveis já são realidade em 44,2% das empresas em 2022. No ano anterior, esse número era de apenas 26,2%.
Dentre as 14 modalidades apontadas, esse tipo de benefício aparece na 6ª posição. No ano passado, ele ocupava a 11ª colocação.
Outro dado importante da pesquisa é que 23,8% das empresas que ainda não oferecem os benefícios flexíveis, pretendem fazer a migração no próximo ano, o que apontaria um total de 68% do mercado de trabalho.
Fonte: Divulgação
Os benefícios corporativos são muito variados e há alguns que são pouco conhecidos pelos trabalhadores. Outros podem até ser considerados inusitados. Veja alguns exemplos:
É indiscutível que os benefícios corporativos estão evoluindo, o que gera mais vantagens para o colaborador e também para a empresa.
A prestação desses serviços está se tornando menos burocrática e ganha mais opções a cada dia. Podemos citar como exemplo a criação dos benefícios flexíveis, que não restringem o uso do cartão a alguns estabelecimentos.
Em uma época em que empresas e colaboradores estão mais exigentes, é preciso criar meios para fortalecer essa relação, tornando-a duradoura e produtiva.
Você já conhecia todos os benefícios citados aqui? Compartilhe este texto com um amigo e o ajude a fazer melhores escolhas em seu próximo trabalho.