A greve dos servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) afetou os atendimentos dos segurados que estavam em meio a algum processo de aquisição ou revisão de benefícios, especialmente aqueles que dependem da perícia médica. Isso porquê, os médicos peritos também paralisaram as atividades, atrasando ainda mais as análises.
Em meio a este cenário, a orientação do INSS é para que os segurados se mantenham atentos ao contato da autarquia ou tomem a iniciativa de acessar os canais remotos para agendar uma nova perícia médica ou atendimento simplificado por conta própria.
Também é importante informar que, embora o funcionamento das unidades presenciais esteja comprometido, existe a possibilidade de consultar o resultado da perícia pela internet.
O que é a perícia médica?
A perícia médica é o procedimento criado pela autarquia com o propósito de verificar se a incapacidade alegada pelo segurado existe e se está em um nível que realmente o impeça de exercer a atividade profissional. Hoje, o procedimento é necessário para a liberação dos seguintes benefícios:
Os segurados da autarquia que tinham agendamentos para os dias de greve podem e devem fazer o reagendamento. Para isso, basta seguir este passo a passo:
O segurado que deseja agilizar o processo e otimizar o tempo, pode consultar a perícia médica pela internet. Basta seguir estes passos