Para ter boas estratégias no seu negócio de TI, é de muita importância conhecer bem o perfil dos seus clientes em potencial. Ou seja, aqueles que você deseja atrair para o seu negócio.
Com essas qualidades bem alinhadas, é possível definir as ações mais assertivas, e investir no que realmente vai gerar resultados de vendas em sua empresa.
Nesse texto, mostrarei a você a importância de ter um padrão de cliente ideal para garantir as suas vendas, e as qualidades que devem ser buscadas para encontrá-lo de uma forma mais fácil.
Então, continue a sua leitura, e veja tudo o que precisa saber sobre esse tema!
O público de uma empresa, é composto pelas pessoas que têm interesses nos serviços ou produtos que estão sendo ofertados. Entretanto, esse grupo é bem grande e de muita diversidade.
Por conta dessa variedade, cada consumidor tem diferentes necessidades. Por isso, a empresa precisa estar pronta para fornecer atendimentos distintos para todos eles, segundo a necessidade individual de cada cliente em potencial.
Para criar estratégias que sejam de fato boas e alcancem os objetivos exigidos, é preciso filtrar a sua lista de clientes de acordo com o que você acredita que mais se iguale à sua marca.
Portanto, é de muita importância que defina se o perfil dos seus clientes em potencial. Pois, além de manter um bom atendimento com o mesmo, a garantia de compra do seu produto ou serviço, torna-se ainda maior.
Agora que você já sabe o motivo de definir o perfil dos seus clientes, vou mostrar algumas das características que devem ser buscadas para direcionar novos clientes em potencial.
Confira a seguir:
Alguns clientes não reconhecem o valor dos serviços gerenciados e da segurança da sua rede. Muitos estão aflitos apenas com o valor que deverá ser pago.
Os melhores clientes, são aqueles que precisam aderir a requisitos específicos em conformidade com o setor, e que estão sujeitos a um grau elevado de risco comercial, caso não sejam atendidos.
Empresas pequenas, em geral, não dão valor aos serviços que você, como MSP, tem a oferecer, por acreditarem que não serão alvos de ataques pelo tamanho do seu negócio.
Portanto, você também deve prestar atenção em empresas maiores, que valorizem os seus serviços. Pois, em geral, eles reconhecem que possuem necessidades de alta tecnologia, e é bem mais provável que invistam em seu pacote de serviços.
Mas, independentemente do tamanho da empresa, é preciso ter consciência de que todos correm risco. E, todas as empresas podem ser beneficiadas pelos serviços prestados.
Em geral, algumas empresas grandes possuem dados considerados altamente valiosos. Sendo assim, elas se tornam as melhores opções de clientes em potencial. Pois, caso ocorra uma violação nos dados dessas empresas, os efeitos seriam gigantescos.
De acordo com MSPs de sucesso, a melhor opção é lidar com empresas com uma estrutura organizacional correta. Ou seja, aquelas que possuem somente um tomador de decisões.
Afinal, caso existam vários sócios envolvidos, as chances de fazer com que eles contratem os seus serviços, são consideravelmente diminuídas.
Os melhores clientes em potencial, são aqueles que sabem que têm um problema, e que precisam da ajuda de um profissional experiente e qualificado para solucionar ou prevenir falhas e incidentes.
Sendo assim, eles buscam por uma parceria confiável. Eles acreditam no seu trabalho, e darão muita consideração a todas recomendações técnicas feitas por você.
É de muita importância que você disponibilize o seu tempo para os compradores em potencial, que possuem um orçamento reservado e adequado para a área de TI.
Bons clientes, são aqueles que percebem a qualidade e a importância do seu serviço, e que estão dispostos a pagar uma taxa justa pelos seus conhecimentos e habilidades. Pois, os mesmos reconhecem a importância de ter segurança em suas redes.
Os melhores clientes em potencial, observam a sua infraestrutura de tecnologia como uma estratégia para o seu negócio e, dessa forma, dependem muito dela.
Caso a tecnologia desses possíveis clientes falhe, os custos do tempo de inatividade podem significar muito para eles. Por isso, quanto mais precisarem dos seus serviços, melhor será para você como MSP.
Agora que já te mostrei como achar as principais características dos seus clientes em potencial, você precisa saber como identificá-las da melhor forma possível.
O primeiro passo, se concentra em analisar os seus consumidores atuais. Faça uma lista das suas preferências e tente alinhá-las com o seu retorno financeiro, que é gerado pelos seus clientes. Por isso, analise esses compradores e busque por padrões no seu comportamento.
No segundo passo, você deve achar as dores do seu público. Por que eles contratariam os seus serviços? Qual o objetivo deles?
O consumidor, em geral, busca por uma solução quando encontra um problema, e percebe a necessidade de resolvê-lo. Entender as dores do seu cliente, permite com que compreenda o universo do seu público, e projete suas ações apenas para ele.
Espero que, com esse artigo, eu tenha conseguido te fazer entender melhor as características essenciais para, enfim, encontrar o seu cliente ideal e otimizar o processo de vendas do seu serviço.