As pessoas querem trabalhar e comprar com e de quem confiam
A regra de ouro “colaboradores felizes, clientes felizes” — é a mais pura verdade, especialmente na indústria de serviços de TI. Contratar o talento técnico de negócios ideal é um fator de sucesso incontestável, mas muitos se esquecem de que habilidades humanas dos colaboradores, os atributos pessoais, são as que geralmente vão criar ou destruir uma cultura e se tornar o diferencial na experiência do cliente.
Afinal, o negócio dos MSPs baseia-se em relações. Seu expertise técnico é o esperado. As habilidades sociais da sua empresa ou o “QI emocional” podem ser a força motriz. Você pode sempre treinar a parte técnica, mas boas habilidades interpessoais são um dom natural para alguns e são aprendidas no início da vida para outros.
Busque por pessoas que têm boa vontade em agradar o cliente e a empresa. Escalar os jogadores certos atrairá os clientes certos mais facilmente.
DEFINA METAS QUE A SUA EQUIPE ACREDITA QUE É CAPAZ DE ALCANÇAR
A concorrência está por toda parte e, para vencer, MSPs devem definir metas mais elevadas e obter a adesão o quanto antes e mais frequentemente. Os mais bem-sucedidos são aqueles que ouvem e aprendem com seus clientes, seus parceiros, colegas e colaboradores.
Ser um grande MSP é um esporte de equipe. Estabeleça um ecossistema baseado em:
RELAÇÕES FORTES + RESULTADOS EXCEPCIONAIS
Defina metas, não só para as vendas, mas também para a empresa, bem como para cada departamento e cada indivíduo. Faça “a vitória” ser algo importante para a pessoa e a profissão e a vincule sempre com retorno ao cliente.
Um serviço ao cliente excepcional deriva de colaboradores motivados que reconhecem que o cliente é quem faz valer o seu salário. Garanta que a equipe saiba estimar o papel que o cliente representa para o sucesso da empresa e mantenha-os no topo do organograma.
CONCENTRE-SE NOS MOMENTOS IMPORTANTES PARA SE OBTER MAIORES OPORTUNIDADES
Ao desenvolver um negócio de MSP, é fácil perder o momento passar para o próximo.
Dedique tempo para brilhar sob os holofotes do sucesso sempre que possível. Mesmo a menor das vitórias e a mais simples das derrotas podem inspirar maiores oportunidades. A cultura da empresa é a base sobre a qual se constrói a experiência do cliente.
ESTUDOS DEMOSTRAM QUE COMEMORAS VITÓRIAS E APRENDER COM AS DERROTAS TORNAM A EQUIPE MELHOR E O NEGÓCIO MAIS FORTE
Fazer ambos promove a transparência e constrói a confiança, o que leva a mais comunicação e tomadas de decisão colaborativas. Isso também garante que a equipe não vai cometer o mesmo erro duas vezes e lhes dá um fórum para estabelecer as melhores práticas.
Alguns MSPs levam a prática ao ponto de documentar a transação – vitória ou derrota – como parte de um guia para que possam partilhar com os outros na empresa. O processo é extremamente importante para o sucesso de um MSP. Uma revisão de transações positivas/negativas poderia revelar a maneira de salvar o negócio ou ganhar uma conta. Também poderia desencadear novas jogadas para um próxima oportunidade e a levantar novos contatos de negócios.
CONCENTRE-SE NOS MOMENTOS IMPORTANTES PARA SE OBTER MAIORES OPORTUNIDADES
Equipes especiais ou atacantes designados são a norma em esportes profissionais e uma melhor prática para muitos MSPs em desenvolvimento.
Como diz o ditado, “a melhor defesa é o bom ataque”. Possuir o a estrutura de TI completa de cada cliente é o ideal, mas manter uma equipe que pode fazer tudo é um luxo que muitos MSPs não podem ter. A alternativa? Alianças.
Ao se unir a um colega, um distribuidor ou um fornecedor, MSPs podem chegar ao “sim” dos seus clientes e manter a concorrência fora de campo. É uma ideia simples que muitos MSPs não executam em sua plena vantagem.
Para construir o negócio, MSPs devem construir o banco de reservas. Não há nenhuma necessidade de contratar alguém em tempo integral quando um expert de stand-by ou um engenheiro específico para implantação é tudo o que você precisa.
IDENTIFIQUE AS BRECHAS E ENCONTRE O EXPERT NECESSÁRIO PARA PREENCHÊ-LAS
Com esses jogadores posicionados, garanta que a equipe sabe o que a empresa é capaz de fornecer – da consultoria de serviços a soluções. O que eles não sabem é ruim para os negócios e um desserviço ao cliente.
ASSOCIADOS E CLIENTES DEVEM SER O GRANDE FÃ-CLUBE DE UM MSP
Use o website, o marketing colateral e a mídia para compartilhar a emoção e sucesso decorrentes de relações e resultados conquistados. Não hesite em pedir o endosso ou incentivar a promoção de pessoas que estão fazendo o negócio prosperar.
Seja o melhor no negócio e trabalhar para construir uma comunidade de clientes irá vestir a camisa com orgulho. Conheça a visão e compartilhe o sucesso.
Lembre-se de que os fãs ardorosos são os maiores e melhores que um MSP pode criar e continuar a conquistar.